top of page

Tudo se encontra em constante mudança para todos

Em torno dos 36-39 anos, algumas mudanças físicas, mentais e comportamentais são naturais para a maioria das mulheres. Porém, para algumas, são acontecimentos assustadores! Ao olhar para a suas faces, mamas, abdomens, nádegas e pernas, que ganham alterações, muitas mulheres se espantam. Para as que se concentraram apenas na vida estética, com foco no corpo físico, existe a surpresa com os primeiros sinais do Climatério.


Ao aprenderem sobre esse período, descobrem um verdadeiro alento, um novo vigor, animação, o retorno e a esperança de vida útil. É inacreditável perceber como as mulheres ainda não entendem o que são os hormônios que moldam as características de seu corpo físico. Basta observar suas fotos pré-adolescência, adolescência e, como mulher, após o surgimento das menstruações.


Observe os contornos das mamas, do quadril, a postura etc. Aqui em nosso BLOG, de forma rápida, comentamos que com a queda dos níveis hormonais femininos, produzidos pelos ovários, ocasiona uma série de alterações em todos os órgãos e sistemas ao longo do climatério (40-65anos). Existem vários textos sobre o tema. Essa é, na verdade, outra fase da vida feminina, a fase da mulher madura, cujas mudanças culturais, obrigam-na a ocupar novos espaços, posições sociais, familiares, econômicas, novos hábitos e costumes.


Isso tudo gera elevado nível de ansiedade, estresse, melancolia etc. Nunca é demais lembrar que todos os órgãos e sistemas sofrem interferências diante das alterações de diversos hormônios. Nenhuma mulher está isenta. Nas mulheres que apresentam queda rápida dos níveis estrogênicos são mais frequentes as queixas, sinais e sintomas. A maioria relata o crescimento lento dos cabelos, cabelos secos, unhas frágeis, acentuação das linhas de expressão faciais, rugas (decorrentes da perda da proteína de sustentação de todas as estruturas), irritabilidade, insônia, formigamento pelas extremidades do corpo, tonturas, batedeira, fadiga, perda da libido etc. Para muitas mulheres, isso representa o fim. Há pacientes que, nesse período, perdem até 8 cm na estatura. É evidente que irá sobrar o revestimento (pele), razão do surgimento das rugas, pés de galinha etc. É preciso iniciar o controle dos hormônios o mais rápido possível, acompanhando o padrão de cada corpo, cada dose e sua devida reposição. Aí então vai surgir o sucesso. Entre as queixas tardias estão: irregularidade no fluxo, ondas de calor, transpiração excessiva, sudorese excessiva, melancolia, ansiedade, secura vaginal, dor nas relações, diminuição da altura, queda das mamas, dores articulares e musculares difusas etc. Antigamente, o que não é distante, os profissionais diziam: - espere a data da menopausa chegar, para tratar. Eles na verdade não sabiam o que fazer, assim, postergavam. Em Ribeirão Preto/SP, desde 1996, existe a visão do rastreamento preventivo, pela inovadora e revolucionária tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial e Algoritmo, para os controles trimestrais e semestrais.


A técnica identifica rapidamente o que não está promovendo efeito e comuta para outros produtos. Todas as pessoas já sabem que esperar o estado irreversível de uma doença para iniciar o tratamento curativo, jamais combaterá a causa. Ao perceber que os seus pensamentos, focos de atenção, posturas e preocupações estão mudando, não atribua simplesmente aos que rodeiam sua vida. Comece a entender melhor sobre o funcionamento de seu corpo ao longo das fases da vida.


Essa postura impede que você entenda as razões das coisas e pense que Deus não nos escuta. Todos viemos ao mundo para sermos felizes e tudo está certo. Não viemos ao mundo para morrer de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). No Brasil, 74% das pessoas, acima de 60 anos, adquirem remédios sem receitas, a famosa AUTOMEDICAÇÃO, exclusivamente devido ao Marketing Indutivo.


Recorde que há anos e todos os dias, escutamos a frase: Se os sintomas não passarem procure o médico. Isso é inaceitável!




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Live - Consultório - Climatério e Menopausa

Eu participei de uma live dia 19 no canal Pai Eterno, falando um pouco sobre fases críticas na vida da mulher com alterações psicológicas e outros assuntos da saúde da mulher, veja na integra!

bottom of page