top of page

Quando devo levar minha filha ao ginecologista?

Pais de adolescentes costumam ser um dos principais públicos que procuram a Climatérium para esclarecer dúvidas.


E até que faz sentido que isso aconteça, afinal o período da adolescência é uma das fases mais conturbadas para pais e filhos, graças às mudanças e alterações que corpo e mente dos pequenos sofrem nessa fase.


Entre as questões mais comuns levantadas pelos adultos — principalmente aos pais de meninas — é sobre quando eles devem levar suas filhas ao ginecologista.

A boa notícia é que não há um momento específico que isso acontecer, o que já alivia sobre a pressão de estar muito adiantado ou extremamente atrasado. Alguns especialistas afirmam que após a primeira menstruação é o momento ideal desse encaminhamento. Contudo, indicamos que esse atendimento seja feito até mesmo antes da menarca, pois poderemos explicar sobre o que é a menstruação, instruir a respeito das mudanças hormonais e corporais, etc. Além da consulta com um profissional, também indicamos aos pais para que conversem abertamente com suas filhas, sempre tirando suas dúvidas e tranquilizando-as sobre as mudanças que ocorrerão graças à puberdade. Confira outras dúvidas comuns dos pais de adolescentes sobre esse período da vida de suas filhas.


Qual absorvente minha filha deverá usar? Existem MUITAS opções, como absorventes internos, protetores diários, coletores menstruais, esponjas absorventes, entre outros. O ginecologista deve ser o profissional indicado para responder a essa questão, pois ele poderá examinar o órgão genital e indicar o item mais adequado a anatomia da garota.


Como preparar minha filha para o início de sua vida sexual? Sabemos que muitas escolas, hoje em dia, têm como matéria a Educação Sexual. Mas muitas vezes, nossas filhas e filhos, acabam não prestando muita atenção, ou não entendendo bem o assunto. É muito importante, então, que os pais estejam abertos ao assunto e sejam francos em suas respostas. O primeiro passo é falar sobre se sentir pronta, pois perder a virgindade não é algo banal. Deve acontecer quando a garota se sentir segura e confortável sobre a decisão.

Depois, deve-se explicar sobre a importância do uso da camisinha, não só como uma forma de prevenir a gravidez, mas também, para preveni-la de contrair IST’s.


Caso você não se sinta confortável para abordar assunto, leve sua filha a um ginecologista. O que são IST’s? Esse é um termo para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Elas são doenças transmitidas através da relação sexual. Entre elas, existem HIV (Aids), Sífilis, Gonorreia, Herpes, Clamídia, HPV e muitas outras. Normalmente, elas aparecem nos órgãos genitais, mas podem se manifestar em outras partes do corpo. Como se tratam de várias doenças, cada uma apresenta uma série de sintomas. A indicação, entretanto, é que caso sinta ardência ao urinar, corrimentos, aparecimento de verrugas genitais e coceira deve-se procurar um médico. Como a Climatérium pode me ajudar? Nós somos uma clínica multidisciplinar que conta com diversos profissionais renomados em várias áreas. Todos eles estão prontos para auxiliar em suas mais variadas demandas, inclusive no atendimento ginecológico. Buscamos sempre ajudar, orientando todos os nossos clientes da melhor forma possível, visando sempre a saúde e bem-estar deles. Quer marcar uma consulta? Entre em contato conosco pelo (16) 4009.3335. Para conferir mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog ou siga nossos perfis nas redes sociais. O links estão ao lado: Facebook e Instagram.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Live - Consultório - Climatério e Menopausa

Eu participei de uma live dia 19 no canal Pai Eterno, falando um pouco sobre fases críticas na vida da mulher com alterações psicológicas e outros assuntos da saúde da mulher, veja na integra!

bottom of page