top of page

Gravidez após os 40 é realmente um perigo?

Por muito tempo, a gravidez tardia — principalmente a gravidez após os 40 anos — se mostrou como um grande tabu na sociedade. O preconceito e as regras sociais de alguns anos atrás impunham sobre os grupos femininos a tarefa de se casarem rapidamente e serem mãos tão logo quanto possível. Uma realidade que, felizmente, vem aos poucos sendo alterada.

Hoje em dia, muitas mulheres tem buscado engravidar quando estão em uma idade mais avançada. Estudos apontam que isso acontece devido à busca por sua realização profissional, pensando, posteriormente na maternidade. A crença de que a medicina desenvolveu formas de estimular a fertilização, e a possibilidade de utilização de métodos de reprodução assistida auxiliares à gravidez são fatores que também influenciaram na decisão de postergar a gravidez. Entretanto, apesar desses métodos terem vindo à tona, é necessário pontuar que a gestação após os 40 anos é realmente mais complicada. Entenda. Especialistas afirmam que as gestações em mulheres com idade materna avançada possuem maior chance de resultar em aborto. Sabe-se, também, que há maiores riscos de nascimento prematuro.

As mulheres que optam pela gravidez após os 40 anos devem ter um cuidado redobrado, pois há ainda riscos de doenças como hipertensão, diabete e alterações cardiovasculares. É fundamental realizar o acompanhamento médico pelo menos 3 meses antes da gravidez, tendo em vista prevenir-se de problemas como má-formação fetal. Na Climatérium, realizamos o rastreamento fetal através de marcadores laboratoriais de cromossomopatias e também ultrassonografias específicas para sua investigação. Nossa clínica é multidisciplinar, o que significa que conta com diversos profissionais renomados em várias áreas. Todos eles estão prontos para auxiliar em suas mais variadas demandas, inclusive no acompanhamento perfeito para sua gravidez. Continue acompanhando nossas novidades no blog para não perder nenhum conteúdo. Também estamos presentes nas redes sociais. Para acessar nossos perfis é só clicar nos links: Facebook e Instagram.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Live - Consultório - Climatério e Menopausa

Eu participei de uma live dia 19 no canal Pai Eterno, falando um pouco sobre fases críticas na vida da mulher com alterações psicológicas e outros assuntos da saúde da mulher, veja na integra!

bottom of page