Queixas sobre queda de cabelo e aumento nas marcas de expressão

Devido a recorrência dessas queixas, há duas décadas, publiquei um trabalho científico intitulado: “Climatério: Pele e Anexos”. Naquela oportunidade foi possível constatar que, diante da abordagem multidisciplinar, as alterações detectadas revelaram elevados percentuais. Com relação ao cabelo referiam: queda fácil e acentuada, mais finos, pontas duplas, sem brilho e de difícil penteado. Algumas comentavam que os profissionais de beleza usaram corantes diferentes e os tingimentos com diversas cores. Outras pacientes relatavam que as unhas ficaram quebradiças, lascavam com facilidade, com rachaduras, ondulações e em poucos casos havia a presença de micoses, detectada por exame específico e que nas abordagens tardias de difícil tratamento.


Ao realizarmos o repertório minucioso, os registros de cada paciente e as dosagens dos hormônios, em sua maioria, confirmava que a causa estava associada aos níveis hormonais irregulares, que é uma constante no período do climatério. Na oportunidade foram detectadas múltiplas causas e que, por não realizarem rastreamentos, agravaram as alterações. A maioria iniciou as investigações somente após a data da última menstruação, acima de 48 anos. Por manterem a postura de ficar esperando, perderam de 10-15 anos de prevenção, outras usavam anabolizantes para aumentar a força muscular e medicações que necessitavam rigorosos controles.


Aproveito e alerto sobre os medicamentos usados em regimes de emagrecimento rápidos, bem como, aqueles que por sua ação estimulante intestinal, acabam espoliando os nutrientes básicos, que são essenciais para a manutenção das proteínas que sustentam todos os sistemas e anexos. Nos momentos difíceis, observo que, por economia, algumas mulheres, por conta própria, passaram a tingir os cabelos e usar produtos de beleza mais baratos e com pouca qualidade. São sempre prudentes a avaliação e a orientação do dermatologista sobre os aspectos estéticos e que ele entenda sobre a manipulação dos hormônios de diferentes espécies. Nessa fase da vida a visão deve ser multidisciplinar.


A avaliação médica completa deve ser minuciosa no período do climatério, com a finalidade de avaliar todos os sistemas e retardar o processo de envelhecimento celular. Os efeitos benéficos são sentidos por adolescentes, adultos e climatério e estão sendo oferecidos, desde 1996, na Climatérium®Ltda, inclusive para os Planos de Saúde. Essa revolucionária Inteligência Artificial-4G disponibiliza, entre outras tecnologias, curvas regressivas brasileiras, pioneira e única no mundo, além de seu algoritmo classificador dos quatro níveis de envelhecimento.


Ao comparar todos os benefícios comprovados pela Inteligência Artificial-4G, compreendemos que a beleza, a saúde e os cuidados com o retardo do envelhecimento, constatam que todos os reclamos são improcedentes. Isso porquê, quem não procura, não acha. Saiba mais sobre essa medicina do FUTURO através de nosso site: www.climaterium.com.br

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Live - Consultório - Climatério e Menopausa

Eu participei de uma live dia 19 no canal Pai Eterno, falando um pouco sobre fases críticas na vida da mulher com alterações psicológicas e outros assuntos da saúde da mulher, veja na integra!